Saúde

Prepare-se: o frio vai seguir intenso

Com a queda nos termômetros, já começa a crescer a procura por atendimento nos postos

Carlos Queiroz -

Se você é dos mais friorentos, prepare-se: os termômetros devem despencar ainda mais nos próximos dias; alerta o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel). Uma massa de ar frio e seco está sobre a região e deve não só jogar as temperaturas mínimas para próximo dos 0ºC - até o final da semana - como deixar as máximas cravadas nos 10ºC em Pelotas. É preciso, portanto, redobrar os cuidados com a saúde. Aos poucos, começa a aumentar o fluxo de pacientes com problemas respiratórios; em geral crianças e idosos, mais frágeis às oscilações climáticas.

É o que tem sido registrado na Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes. As tardes, que geralmente recebem de 40 a 50 pessoas, nos últimos dois dias já chegaram a cerca de 60 atendimentos. Não raro, quadros de asma, bronquite, infecções respiratórias e dor de garganta - ressalta a coordenadora, a enfermeira Jaqueline Tomaschewski. Um dos casos foi o do aposentado Dionísio Guerri, de 74 anos. “Ele estava com muita falta de ar e, como tem problemas de coração e de pulmão, resolvemos chamar o Samu pra vir pra cá”, conta a mulher Arlete Pereira Guerri, 67, enquanto o aguardava encerrar a nebulização. Proteger-se do frio mais intenso, portanto, era uma das orientações.

Na UPA, expectativa por ampliação na equipe
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o acréscimo de pacientes não está relacionado à queda nas temperaturas. O aumento da demanda é identificado desde o começo de 2019 e o número de atendimentos tem atingido os 5,5 mil por mês; acima do porte para que a estrutura foi projetada. A prefeitura já deu início às tratativas com o governo do Estado e com o Ministério da Saúde para elevar o repasse de recursos e viabilizar a ampliação da equipe. A intenção é que um terceiro médico possa estar de prontidão, 24 horas por dia, de domingo a domingo. A estimativa é de que a melhoria possa sair do papel em aproximadamente três meses.

“Atribuímos este aumento na procura ao nosso nível de resolutividade”, enfatiza o coordenador-geral, Guilherme Bergmann. E acrescenta: nestes três anos de portas abertas - a serem completados nesta semana -, 182.167 atendimentos foram prestados à comunidade; em torno de 8% dos casos considerados azuis na classificação de risco. Na prática, são pacientes que deveriam ser absorvidos pela rede básica de saúde, mas com portas fechadas aos finais de semana e feriados e, não raro, com equipes desfalcadas, a UPA transforma-se em referência; ainda que, muitas vezes, esses cidadãos - que deveriam ser absorvidos por UBSs - aguardem de quatro a cinco horas para ser atendidos.

“Nós, assim como o Pronto Atendimento do Hospital São Francisco de Paula, na Osório, deveríamos receber só casos com classificação de risco verde”, lembra, ao se manifestar em nome da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas. São situações que, diferentes das amarelas (urgências) e vermelhas (emergências) - que se concentram no Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) -, são consideradas menos graves e o atendimento médico pode ser feito em caráter ambulatorial.

Para comemorar
Mais uma medida deve trazer melhorias aos serviços da UPA Ferreira Viana. A partir de agosto, uma parceria com o curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) irá garantir a presença de dois estagiários, por turno, da manhã à noite.

Confira a previsão do tempo (*)
Quarta-feira (3) - Dia será ensolarado e frio, com mínima de 5ºC e máxima de 12ºC

Quinta-feira (4) - Permanece o sol, com frio mais intenso. Mínima de 2ºC e máxima de 10ºC

Sexta-feira (5) - Com aumento da nebulosidade e rajadas de vento, os termômetros e a sensação térmica despencam ainda mais. Mínima de 1ºC e máxima de 10ºC

(*) Fonte: Meteorologista Carina Padilha, do CPPMet/UFPel

Cuidados básicos com a saúde!
►Agasalhe-se. Proteger-se do frio é fundamental
►Evite choques térmicos
►Tome bastante água. Mesmo com temperaturas baixas, é muito importante hidratar-se, já que há o ressecamento das vias aéreas
►Lave as mãos com frequência
►Ventile ambientes. Ajuda a evitar a proliferação de doenças

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira as vagas do Sine Pelotas para esta quarta-feira Anterior

Confira as vagas do Sine Pelotas para esta quarta-feira

Licenciamento 2018 vence no final deste mês Próximo

Licenciamento 2018 vence no final deste mês

Deixe seu comentário